
1

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

EMPREITEIROS E 
IMPRENSA: A ATUAÇÃO 
DOS EMPRESÁRIOS DA 
CONSTRUÇÃO PESADA 
JUNTO AOS VEÍCULOS 
DE COMUNICAÇÃO 
ANTES E DURANTE A 
DITADURA CIVIL-MILITAR 
BRASILEIRA (1964-1988)

Pedro Henrique Pedreira 
Campos*

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil

Resumo
Este artigo analisa a atuação dos empresários brasileiros da construção pesada 
junto aos organismos de imprensa antes e durante a ditadura civil-militar bra-
sileira. Através do acesso a memórias e fontes primárias do setor, verificamos o 
elevado interesse desses agentes pelos jornais de grande circulação no país e pelo 
poder de seus dirigentes, dado o controle que estes dispunham sobre veículos 
de grande circulação regional e nacional. Notamos uma alteração na atuação dos 
empresários da construção junto à imprensa antes e durante a ditadura, havendo 
uma intensificação das ações desses agentes junto a jornais escritos na própria es-
calada da emergência econômica e política dos empreiteiros após o golpe de 1964.

Palavras-chave
Empreiteiras – imprensa – ditadura civil-militar brasileira – empresariado –  
Estado.

Contato
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Depto. de História e Relações Internacionais

BR-465 – km 7
23897-000 – Rio de Janeiro – Brasil

phpcampos@yahoo.com.br

*	 Professor do Departamento de História e Relações Internacionais da Universidade Federal 
Rural do Rio de Janeiro e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense.

http://orcid.org/0000-0002-9280-3649


2

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

CONTRACTORS 
AND THE PRESS: THE 
PERFORMANCE OF 
HEAVY CONSTRUCTION 
ENTREPRENEURS ALONG 
WITH THE MEDIA 
BEFORE AND DURING 
THE BRAZILIAN CIVIL-
MILITARY DICTATORSHIP 
(1964-1988)

Pedro Henrique Pedreira 
Campos*

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brazil

Abstract
This article analyzes the performance of the Brazilian executives of heavy cons-
truction together with the press organizations before and during the Brazilian 
civil-military dictatorship. Through the access to memories and primary sources 
of the sector, we verified the high interest of these agents in the newspapers of 
great circulation in the country and the power of its leaders, given the control 
these had on vehicles of great regional and national circulation. We noticed a 
change in the performance of construction entrepreneurs with the press before 
and during the dictatorship, with an intensification of the actions of these agents 
along with newspapers written in the very escalation of the economic and poli-
tical emergence of contractors after the 1964 coup.

Keywords
Contractors – press – Brazilian civil-military dictatorship – business – State.

Contact
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Depto. de História e Relações Internacionais

BR-465 – km 7
23897-000 – Rio de Janeiro – Brazil

phpcampos@yahoo.com.br

http://orcid.org/0000-0002-9280-3649


3

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

A ditadura civil-militar brasileira impactou intensamente a imprensa 
brasileira nos seus mais de vinte anos. Após um golpe de Estado que foi 
aclamado e apoiado pela maior parte dos jornais de grande circulação, em 
especial os do Rio de Janeiro e de São Paulo, a situação ganhou ares mais 
complexos ao longo do regime. Alguns jornais começaram, já a partir de 
1964, a tecer críticas ao governo golpista, enquanto outros apoiaram Castelo 
Branco e os outros ditadores que o sucederam. Esses organismos de im-
prensa que se aproximaram do regime e atuaram como autênticos sócios da 
ditadura, cresceram e foram amplamente beneficiados pelas políticas imple-
mentadas naquele período. Já outros foram perseguidos, tiveram seus anun-
ciantes coagidos pela ditadura e alguns deles foram alvos de compra por 
parte de empresários próximos aos círculos máximos do poder, os emprei-
teiros de obras públicas. Era uma forma de a ditadura sufocar uma imprensa 
de oposição e combativa e também um mecanismo para esses empresários 
disporem de um canal para exercício do seu poder junto ao aparelho de 
Estado e à sociedade. Conforme veremos neste ensaio, mesmo sendo uma 
ditadura, a imprensa dispunha de um papel relevante nas disputas políticas 
e na correlação de força entre classes sociais e frações de classe ao longo do 
regime. Para tal, iniciaremos a análise em meados da década de 1950, desde 
o princípio do governo Kubitschek, momento no qual esses empresários 
emergiram fortemente em seu poder econômico e político, e atravessaremos 
a década de 1960 e o período da ditadura civil-militar, verificando mudanças 
e permanências na relação entre empreiteiras, imprensa e Estado em meio a 
esses diferentes períodos históricos.

Segundo Antônio Gramsci, um jornal pode desempenhar a função de 
aparelho privado de hegemonia, generalizando um interesse particular e 
suas concepções de mundo a toda a sociedade, tentando muitas vezes con-
formar um consenso social em torno de certas ideias, projetos e bandeiras. 
Através de um projeto pré-determinado, jornais e revistas poderiam atuar 
como “partidos”, “frações de partido” ou “funções de determinado partido”.1 
Conforme veremos ao longo desse texto, um partido dos empreiteiros de obras 
públicas já estava organizado desde o final da década de 1950, o Sindicato 
Nacional da Construção Pesada – Sinicon. Esse aparelho da sociedade civil 
dispunha de um projeto claro de poder e usou os organismos de imprensa 
adquiridos pelos empresários da construção durante a ditadura como me-

1	 GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere, vol. 2. 4ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 
2006, p. 197-213.



4

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

canismo para viabilizar certos propósitos políticos de que os empreiteiros 
dispunham. Assim, conforme tentaremos argumentar, esses agentes usaram 
jornais de grande circulação adquiridos ao longo do regime como uma fer-
ramenta para exercer uma função do partido dos empreiteiros, qual seja, a 
de ampliar o seu poder no seio do aparelho de Estado.

As empresas brasileiras de construção pesada2 datam em boa medida 
dos anos 1930, 1940 e 1950, sendo fundadas em meio ao processo de deslo-
camento do eixo de acumulação de capital do país do campo para a cida-
de, com o desenvolvimento industrial do período varguista. Essas empresas 
são contratadas sobretudo por agências do aparelho de Estado para realizar 
obras de infraestrutura, de modo a dar base a esse novo padrão de acumu-
lação, calcado no setor urbano e industrial. Durante o governo Kubitschek, 
houve amplas demandas ao setor, fazendo com que as empreiteiras ascen-
dessem em seu poder e riqueza, deixando de ter escala predominantemente 
local e regional. Assim, elas passaram a se organizar nacionalmente em en-
tidades como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – Cbic, de 1957, 
e abrangendo empresários da construção pesada e do ramo imobiliário – e 
o Sinicon, fundado em 1959 no Rio, e que abrangia exclusivamente emprei-
teiros de obras públicas. Esse órgão era poderoso e articulado politicamente 
e teve participação de seus principais agentes no golpe civil-militar de 1964.3 
Após o golpe, os empreiteiros tiveram franco acesso ao poder durante a 
ditadura e foram significativamente beneficiados pelas políticas estatais im-
plementadas ao longo do regime.4

Além dos periódicos de viés “técnico” e de circulação mais restrita, 
como a revista O Empreiteiro e outras, os empresários da construção mostra-
ram grande interesse pelos veículos de comunicação de ampla circulação 
em sua trajetória. Os construtores foram importantes anunciantes e usaram 
jornais e mídias como meio para atingir certos objetivos, em geral relaciona-
dos ao Estado e às políticas públicas. Em maio de 1985, em meio à transição 
política, o Sinicon, em parceria com a Comissão de Obras Públicas da Cbic, 

2	 O ramo de engenharia da indústria da construção pesada é o responsável por obras de infraes-
trutura tocadas pelas empreiteiras, na forma de intervenções nas áreas de transportes, energia, 
saneamento, habitação e outros. São projetos como rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, 
usinas hidrelétricas e termelétricas, linhas de transmissão etc.

3	 Para isso, ver a atuação de empreiteiros como Haroldo Poland e outros em DREIFUSS, René 
Armand. 1964: a conquista do Estado. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1981 [1981].

4	 Sobre a atuação das empreiteiras na ditadura, ver CAMPOS, Pedro Henrique Pedreira. Estranhas 
catedrais: as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988. Niterói: Eduff, 2014.



5

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

decidiu em reunião que atuaria em três frentes para alcançar suas finalida-
des, sendo a imprensa uma delas, além dos poderes Executivo e Legislativo.5 
Eram comuns ainda os informes e anúncios em grandes jornais com a defesa 
de objetivos do setor, como em agosto de 1986, quando o Sinicon publicou 
nota em jornais do Rio defendendo a volta da vinculação de recursos para 
investimentos.6 Eram também comuns representantes do setor escreverem 
artigos em jornais, inclusive como articulistas fixos, como Francis Bogossian 
n’O Globo e Emílio Odebrecht na Folha de S. Paulo no início do século XXI.

A imprensa brasileira, como em outras partes do mundo, tem vínculo 
histórico com empresas interessadas na difusão de suas ideias, valores e pro-
jetos, e no uso do veículo como mecanismo político de pressão junto a agên-
cias do aparelho estatal. Nos arquivos diplomáticos norte-americanos, o his-
toriador Carlos Fico verificou o desprezo dos funcionários da embaixada dos 
Estados Unidos pelos jornais brasileiros. Esses eram vistos como oportunis-
tas, irresponsáveis, indignos de confiança e, corriqueiramente, pagos: “cente-
nas de artigos que se pretendem notícias honestas são, na verdade, compra-
dos ou pagos pelos interesses das companhias, organizações ou políticos”.7

Exemplo de ação empresarial que deu suporte a um veículo de impren-
sa, no caso um grande grupo de comunicação, foi a relação das empresas 
de Assis Chateaubriand, os Diários Associados, com o grupo Light. Nos anos 
1920, a companhia canadense aparentemente ajudou Chatô a comprar O Jor-
nal, ponto de partida para criação do seu império da comunicação e que 
incluía ligações com políticos e empresários. Segundo o relato de Samuel 
Wainer, os jornais impressos de controle do grupo Diários Associados ti-
nham uma relação de vassalagem em relação à Light.8 Isso coincide com ou-
tros relatos que apontam como interesses empresariais podiam condicionar 
ou determinar reportagens, notícias, editoriais ou toda a orientação de um 
jornal. Da outra parte, havia uma estratégia das empresas de usar a imprensa 
como meio para atingir determinadas finalidades.

Particularmente os construtores pareciam ser recorrentemente acessa-
dos por chefes do Executivo e ministros para divulgar suas obras, conforme 
se vê no relato do jornalista Jorge Ferreira:

5	 Informe Sinicon, ano II, no 5, 31 de maio de 1985.
6	 Informe Sinicon, ano III, no 8, agosto de 1986.
7	 FICO, Carlos. O grande irmão: da Operação Brother Sam aos anos de chumbo; o governo dos Estados Unidos 

e a ditadura militar brasileira. 2ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008 [2008], p. 45.
8	 WAINER, Samuel. Minha razão de viver: memórias de um repórter. 10ª edição. Rio de Janeiro: Record, 

1988 [1987], p. 114-5.



6

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

Eu bebia com o Jânio desde que ele era vereador, era amigo dele, até onde o Jânio pode 
ser amigo de alguém. Aí, veio o Jânio prefeito, o Jânio governador. A gente precisava 
mostrar que o Jânio sabia gerenciar. Só que custava 20%. Quem dava o dinheiro eram 
os empreiteiros. Alguém do governo chegava na Camargo Corrêa e dizia: Arranja aí 
dez mil-réis para sair uma reportagem em O Cruzeiro.9

O relato indica como a promoção política de alguns administradores 
parecia passar por matérias pagas por empreiteiras em veículos de comuni-
cação. O mesmo jornalista relata que fez matérias pagas para divulgar obras 
tocadas pelas administrações estatais de Eliseu Resende, Mário Andreazza, 
Adhemar de Barros, Juscelino Kubitschek e Israel Pinheiro.10

Empresários da construção influíam na imprensa de maneira pontu-
al, em matérias ou editoriais, para pressionar por obras ou pagamento de 
débitos do governo. Porém, alguns empreiteiros deram um salto nas suas 
relações com esses veículos, tornando-se proprietários de empresas de co-
municação. Foi o caso do empreiteiro Henry Maksoud, dono da empresa de 
projetos de engenharia paulista Hidroservice, a maior firma do segmento no 
país. Maksoud era um poderoso empresário do setor da construção civil que 
tinha um perfil de liderança no setor. Assim, ele chegou a presidir o Insti-
tuto de Engenharia de São Paulo (IE), importante organismo da sociedade 
civil que tinha projeção e poder junto à prefeitura paulistana e ao governo 
estadual paulista.11 Quando presidiu o IE, Maksoud apoiou a campanha “em 
defesa da engenharia brasileira”, lançada pelo Clube de Engenharia do Rio 
de Janeiro e apoiada por outras organizações empresariais do segmento da 
construção. Tratava-se de um momento contrário à política desenvolvida 
pelo governo Castello Branco (1964-1967) de contratar empresas de engenha-
ria estrangeiras em detrimento das nacionais para realização de projetos de 
obras e intervenções de infraestrutura no país.12

9	 CARVALHO, Luiz Maklouf. Cobras criadas: David Nasser e O Cruzeiro. 2ª edição. São Paulo: Ed. 
Senac-SP, 2001, p. 471.

10	CARVALHO, Luiz Maklouf. Cobras criadas, op. cit., p. 469-70.
11	INSTITUTO DE ENGENHARIA. Engenharia no Brasil: 90 anos do Instituto de Engenharia, 1916-2006. 

São Paulo: Instituto de Engenharia, 2007.
12	Ver mais sobre isso em CLUBE DE ENGENHARIA. Luta pela engenharia brasileira. Rio de Janeiro: 

Clube de Engenharia, 1967; ROTSTEIN, Jaime. Em defesa da engenharia brasileira. Rio de Janeiro: 
Clube de Engenharia, 1966; CAMPOS, Pedro Henrique Pedreira. Um projeto de hegemonia 
em plena ditadura: o Clube de Engenharia e a campanha em defesa da engenharia brasileira 
(1964-1967). In: CORRÊA, Maria Letícia & PAULA, Dilma Andrade de (org.). Intelectuais e desen-
volvimento: perspectivas da pesquisa em história. Rio de Janeiro: Contracapa, 2015, p. 203-231.



7

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

Em 1974, Maksoud ampliou seus horizontes de atividades ao comprar o 
grupo editorial Visão, responsável pela revista Visão, carro-chefe do grupo, 
além dos periódicos Dirigente Construtor, Dirigente Rural, Dirigente Industrial, Quem 
é quem, Dirigente Municipal e Perfil, os dois últimos voltados para a administra-
ção pública. A editora do grupo lançava livros, como a obra do economista 
austríaco Friederich Hayek, Os fundamentos da liberdade, editada em parceria 
com a Editora da Universidade de Brasília (Ed. UnB), com tradução e prefácio 
do próprio Henry Maksoud, difusor das ideias do autor neoliberal no país. 
A revista Visão fora fundada em 1952 no Rio, mudando-se em 1957 para São 
Paulo. Em 1972, foi comprada por Said Farah e, em 1974, por Maksoud, que 
retirou a tendência independente e mais crítica do periódico, afastando, por 
exemplo, o redator Zuenir Ventura. A revista estreitou laços com a Associação 
Brasileira para o Desenvolvimento da Indústria de Base – Abdib – da qual fa-
zia parte a Hidroservice – e comemorou os 20 anos da associação em edição 
especial. Mário David Andreazza, ministro dos Transportes no período 1967-
1974 e agente próximo a empresários como os empreiteiros de obras públi-
cas, foi capa do periódico. Além disso, anualmente era lançado o guia “Quem 
é quem na economia brasileira”, com dados e listas das maiores empresas 
do país, setorial e globalmente.13 De acordo com informação do periódico O 
Empreiteiro, O Dirigente Construtor era a segunda revista de maior circulação no 
setor de construção no país, perdendo apenas para o próprio O Empreiteiro.14

Além dos semanários, os empresários da construção tiveram atuação 
junto à imprensa diária, influindo na linha editorial de importantes jornais 
de circulação nacional. Isso não se limitou ao período da ditadura, tendo 
tomado impulso no período das obras do governo Kubitschek, conforme 
relato de Samuel Wainer:

Em outra ocasião, quando eu estava novamente às voltas com dívidas junto ao Banco 
do Brasil, um alto funcionário da instituição passou-me uma informação preciosa: ha-
via um empresário estreitamente ligado ao presidente, empreiteiro de obras públicas, 
que costumava socorrer amigos comuns em apuros. Seu nome: Marcos Paulo Rebello 
[sic– o correto é Rabello], dono de uma empresa que se responsabilizara por boa parte 
da construção de Brasília.15

13	CEZAR JÚNIOR, Gervásio. Revista Visão e Abdib: entre abalos e diferenças, as críticas ao II PND e a 
sustentação do projeto burguês. In: SILVA, Carla Luciana & RAUTEMBERG, Édina (org.). História e im-
prensa: estudos de hegemonia. Porto Alegre: FCM, 2014, p. 243-286. A revista deixou de circular em 1993.

14	Revista O Empreiteiro, no 117, outubro de 1977.
15	WAINER, Samuel. Minha razão de viver, op. cit., p. 223.



8

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

Wainer se refere ao dono da Rabello, principal empreiteira nas obras 
da nova capital e próximo do presidente da República. A Rabello foi uma 
construtora mineira que tinha realizado empreendimentos públicos para 
as gestões de Kubitschek quando este esteve à frente da prefeitura de Belo 
Horizonte e do governo estadual em Minas Gerais. Na segunda metade da 
década de 1950, a Rabello era uma das maiores empresas do setor no país.16 
Wainer indica como teria livrado seu jornal das dívidas:

Fui ao encontro de Rabello, que a princípio tentou negar qualquer ligação com Jusce-
lino. Ao constatar a inutilidade da negativa, tornou-se bastante receptivo e sugeriu que 
eu lhe vendesse 45% das ações da Érica, minha empresa. As ações foram efetivamente 
transferidas para seu nome, e retribuí com material publicitário a ajuda que a Rabello 
me prestou. De qualquer forma, naquele momento eu conheci uma figura indispensável 
à decifração dos segredos do poder no Brasil: o empreiteiro. Marco Paulo Rabello era 
apenas um deles. Muitos outros haveriam de surgir no meu caminho.17

Esse parece ser o primeiro caso de empresa de construção pesada que 
se tornou acionista de um veículo de comunicação. Ao deter parte da firma 
controladora do jornal de Wainer, Rabello tinha acesso a um dos jornais 
mais importantes do país, com ligação com o grupo político dirigente de 
então. O Última Hora havia sido fundado em 1951 a pedido direto do presi-
dente Getúlio Vargas, de modo a contrabalançar a imprensa de oposição ao 
seu governo e logo o jornal estabeleceu laços com empresários que tinham 
negócios com o governo.18

Na sua autobiografia, o diretor do jornal expõe as ações dos empreitei-
ros junto à imprensa a partir do período JK:

Ainda nos anos 50, a imprensa brasileira tinha como anunciantes, basicamente, pe-
quenos comerciantes – a indústria nacional não alcançara sua maioridade, e tampouco 
havia grupos financeiros de grande porte (...) Na Primeira República, muitos donos de 
jornais prosperaram como agentes dos interesses dos exportadores de café. Nos anos 
50, os barões do café foram substituídos pelos grandes empreiteiros. Especialmente 
nos anos JK, quando começou a era das obras portentosas, os empresários do ramo 
compreenderam que valia a pena contar com jornais amigos; com a cumplicidade 

16	FERRAZ FILHO, Galeno Tinoco. A transnacionalização da grande engenharia brasileira. Dissertação 
de mestrado em Economia, Unicamp, Campinas, 1981.

17	WAINER, Samuel. Minha razão de viver, op. cit., p. 223.
18	FERREIRA, Marieta de Moraes & MESQUITA, Claudia. Os anos JK no acervo da Biblioteca 

Nacional. In: BIBLIOTECA NACIONAL. Brasiliana da Biblioteca Nacional: guia de fontes sobre o Brasil. 
Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional / Nova Fronteira, 2001, p. 329-368.



9

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

da imprensa, seria sempre mais fácil conseguir obras sem o ritual das concorrências 
públicas. Seria mais fácil também receber do governo – um mau pagador crônico – o 
dinheiro a que tinham direito pelas obras executadas. Feitas tais constatações, logo se 
forjaram sociedades semiclandestinas bastante rentáveis.
Assis Chateaubriand, por exemplo, costumava procurar pessoalmente ministros de 
Estado, ou mesmo o presidente da República, para solicitar que um trecho de uma 
determinada obra – uma rodovia, uma hidrelétrica – fosse entregue a esta ou àquela 
construtora. Ficava claro que, se o pleito não fosse atendido, a ira do jornal desabaria 
sobre o autor da recusa. Era melhor, portanto, atender ao pedido. Feito o acerto, as 
empreiteiras premiadas presenteavam o emissário com 10% do total da quantia orçada 
para a obra. Geralmente essa porcentagem significava cifras milionárias. (...)
Ministros mais prestativos, dispostos a liberar com agilidade as verbas devidas, mere-
ciam rasgados elogios em editoriais e reportagens. Já os que protelavam pagamentos 
caíam em desgraça e recebiam ataques duríssimos. De quebra, os meios de comunicação 
faziam vista grossa para a irresponsabilidade das empreiteiras, que utilizavam material 
de segunda ordem, fraudavam cálculos e montavam orçamentos fictícios.
Esse tráfico de influência tornou-se particularmente intenso no governo JK, durante o 
qual se consolidaram fortunas imensas. Um dos principais beneficiários desse período 
foi precisamente Marco Paulo Rabello, de quem frequentemente se dizia, sem provas 
concretas, que era sócio de JK. O presidente entregou a tarefa de construir Brasília a 
Rabello, que só pôde distribuir entre outras empresas as obras de cuja execução não 
poderia encarregar-se – era muita coisa para um único empreiteiro. Só a construção de 
Brasília já bastaria para assegurar a alegria de dezenas de homens do ramo, mas houve 
mais. A rodovia Belém-Brasília, por exemplo. Além do mais, vários governos estaduais se 
encarregaram de inchar os cofres das empreiteiras às quais denotavam franca e suspeita 
simpatia com projetos de âmbito regional, mas [sic] também milionários.
A presença dos empreiteiros na cena política brasileira é ainda fortíssima [esse de-
poimento foi gravado em 1980]. Eles seguem interferindo na nomeação de ministros 
que agirão nas áreas incluídas em seu universo de interesses, financiando partidos e 
candidatos, elegendo deputados e senadores, influenciando a linha editorial de jornais 
e revistas. Negócios desse tipo não costumam deixar rastros, mas é fácil deduzir que 
nestes últimos anos foram captados dessa forma alguns bilhões, repartidos entre em-
preiteiros e seus sócios na imprensa.19

19	WAINER, Samuel. Minha razão de viver, op. cit., p. 224-5.



10

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

O longo relato traz um testemunho sobre a relação entre empreiteiros 
de obras públicas e jornais de grande circulação. Como se pode perceber, a 
imprensa parece ter sido usada como meio para atingir as agências estatais, 
os empreiteiros tentando se utilizar do poder que esses veículos de comu-
nicação detinham para pressionar por ações que lhes convinham. Outras 
fontes indicam o uso da imprensa na mediação das relações de poder en-
volvendo empreiteiros de obras públicas e agentes do aparelho de Estado.20

O livro de Wainer foi o resultado de entrevista feita por jornalistas com 
o antigo dono do Última Hora. Para a elaboração do livro, foi feita uma seleção, 
que acabou suprimindo certas passagens. A pesquisadora Joëlle Rouchou teve 
acesso às fitas originais e à sua transcrição, trazendo em sua dissertação de 
mestrado uma passagem do relato de Wainer que ilustra essa mediação feita 
pelos proprietários de grandes jornais entre empreiteiros e agentes do apare-
lho de Estado. O trecho parece complementar a passagem anterior, indican-
do o destino dos recursos despendidos pelas construtoras com a imprensa:

Normalmente os donos de jornais põem nos bolsos. Então o dono do jornal ia ao mi-
nistro e dizia assim: “Quero esse trecho para fulano”.
O ministro dizia: “Não posso, já me comprometi com beltrano”. 
“Bom, se você não me der, leva pau”.21

O relato sugere que a relação estabelecida entre empreiteiros e altos 
funcionários do aparato estatal – ministros e autoridades como diretores de 
estatais e autarquias contratantes de obras públicas – era mediada pelos em-
presários do setor da comunicação e se dava através de promessas de ame-
aças ou possibilidades de elogio e promoção pessoal. Esse uso da imprensa 
de maneira pontual e instrumental pelos empresários do setor acabou evo-
luindo para formas mais sofisticadas de atuação, como o próprio controle de 
jornais, conforme ocorreu sob a ditadura.

Antes disso, o jornal de Wainer estabeleceu relações sólidas com os 
empreiteiros. Com trajetória mais ligada ao PTB que ao PSD, Wainer, que já 

20	ANDRADE, Jefferson Ribeiro de. Um jornal assassino: a última batalha do Correio da Manhã. Rio 
de Janeiro: José Olympio, 1991; GASPARI, Elio. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das 
Letras, 2002; CARVALHO, Luiz Maklouf. Cobras criadas, op. cit.; RAUTENBERG, Édina. A revista 
Veja e as empresas de construção civil durante a ditadura civil-militar. In: SILVA, Carla Luciana 
& RAUTEMBERG, Édina (org.). História e imprensa: estudos de hegemonia. Porto Alegre: FCM, 2014, 
p. 165-206; CAMPOS, Pedro Henrique Pedreira. Estranhas catedrais, op. cit.

21	Fita no 19, p. 4/451 do material bruto de Samuel Wainer apud ROUCHOU, Joëlle. Samuel: duas 
vozes de Wainer. 3ª edição. Rio de Janeiro: Ed. UniverCidade, 2004, p. 91.



11

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

detinha poder político relevante na gestão JK, teve posição ainda mais cen-
tral no governo Jango, o que lhe possibilitou uma posição de mediador entre 
governo e alguns empresários:

Entre 6 de janeiro de 1962 [sic– o correto é 1963], quando Jango assumiu efetivamente o 
poder, e 31 de março de 1964, a Última Hora não só dispôs de força política como, também, 
esteve em ótima situação econômica. É que nesse período, mais do que nunca, tive acesso 
aos empreiteiros deste país e às verbas imensas por eles controladas. Como já disse 
nessas memórias, não é possível escrever a história da imprensa brasileira sem dedicar 
um vasto capítulo aos empreiteiros. Não se trata, insisto, de uma exclusividade nacional 
– desde os tempos do Império romano os responsáveis pela execução de obras públicas 
mantêm relações especiais com os donos do poder. No governo Goulart, de todo modo, 
aproximei-me desses homens mais que em qualquer outra época. Isso me permitiu 
conhecê-los melhor e, também, assegurar à minha empresa dois anos de prosperidade.
Alguns meses depois de assumir o cargo, Jango convocou-me para dizer que não tinha 
confiança no homem que encarregara de fazer a ligação entre o PTB, principal partido 
do esquema de sustentação do governo, e os empreiteiros que financiavam o partido. 
Pediu-me que cuidasse do assunto, aceitei a missão. O esquema era simples. Quando 
se anunciava alguma obra pública, o que valia não era a concorrência – todas as con-
corrências vinham com cartas marcadas, funcionavam como mera fachada. Valiam, isto 
sim, os entendimentos prévios entre o governo e os empreiteiros, dos quais saía o nome 
da empresa que deveria ser contemplada na concorrência. Feito o acerto, os próprios 
empreiteiros forjavam a proposta que deveria ser apresentada pelo escolhido. Era sempre 
uma boa proposta. Os demais apresentavam propostas cujas cifras estavam muito acima 
do desejável, e tudo chegava a bom termo. Naturalmente, as empresas beneficiadas 
retribuíam com generosas doações, sempre clandestinas, à boa vontade do governo.
Nunca participei desses entendimentos preliminares. Minha tarefa consistia em, tão logo 
se encerrasse a concorrência, recolher junto ao empreiteiro premiado a contribuição de 
praxe. Não aceitávamos cheques, o pagamento vinha em dinheiro vivo. Uma vez por 
mês, ou a cada dois meses, eu visitava os empreiteiros e recolhia suas doações, juntando 
montes de cédulas que encaminhava às mãos de João Goulart.22

Esse esquema de propinas, mencionado por Wainer, relacionava emprei-
teiros ao governo Goulart, tendo mediação do próprio jornalista, conforme o 
seu relato. O testemunho do acerto de lances de concorrências e pagamento 
de comissões indica a organicidade dos empreiteiros, que pareciam usar 
suas entidades e inserção em agências estatais para tal. Os empresários do 
setor geralmente avaliam o período do início de 1963 a março de 1964 como 

22	WAINER, Samuel. Minha razão de viver, op. cit., p. 237-8.



12

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

positivo no mercado de obras, em uma continuação dos projetos do período 
JK, após período de certo congelamento das encomendas, nos anos de 1961 
e 1962.23 Os esquemas irregulares de então serviram como justificativa aos 
grupos golpistas para a ação armada de abril de 1964 e intervenção imediata 
em órgãos como o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem – DNER.24

Com o golpe de 1964, alguns empresários e jornais relacionados ao go-
verno Jango foram perseguidos. Marco Paulo Rabello passou a perder concor-
rências seguidamente25 e o jornal de Wainer teve sua sede no Rio depredada 
e a sucursal em Recife fechada, sendo seu chefe local torturado pelas tropas 
do IV Exército. O dono do jornal, cassado pelo primeiro Ato Institucional, 
pressentindo que seria alvo dos golpistas, refugiou-se na embaixada do Chi-
le. Dois dias depois de chegar ao local, Wainer relata ter recebido uma visita:

No dia 3 de abril de 1964, o próprio embaixador do Chile comunicou-me que uma visita 
estava à minha espera em outra sala. Era Ibrahim Sued. Fiquei intrigado: segundo as leis 
de asilo, eu só poderia receber familiares na embaixada. O diplomata chileno esclareceu 
que abrira uma exceção porque Ibrahim Sued era um homem muito importante. Fui 
ao encontro do ilustre visitante, e Ibrahim explicou-me que estava ali em nome de um 
grupo de empreiteiros interessados em comprar a Última Hora. Eram os empreiteiros 
que mais tarde se ligariam estreitamente ao coronel Mário Andreazza.
– Não quero vender a Última Hora, Ibrahim – informei. 
– Você é maluco?, espantou-se ele. – Não vê que não tem condições de manter o jornal?
Repeti que não tinha intenção alguma de desfazer-me da Última Hora.
- Eles pagam o preço que você estabelecer – ressalvou Ibrahim.
Insisti na negativa, e a conversa começou a morrer. Alguns anos depois, ao cabo de 
penosas negociações que serão aqui relatadas, a Última Hora acabou sendo comprada 
pelo mesmo grupo de empreiteiros que haviam incumbido Ibrahim Sued de ir ao meu 
encontro. Naquele instante, porém, eu achava conveniente conservar o jornal até que 
a situação brasileira se tornasse menos sombria. Eu ainda não compreendera que o 
regime militar teria vida longa. Não alcançara, também, até que ponto os empreiteiros 
estavam dispostos a ampliar sua influência direta sobre nossa imprensa.
Alguns meses depois, exilado em Paris, recebi a visita de um emissário desse grupo de 
empreiteiros, liderados pelos irmãos Alencar – Maurício, Marcelo e Mário. Os Alencar 

23	Ver, por exemplo, QUINTELLA, Wilson. Memórias do Brasil grande: a história das maiores obras do 
país e dos homens que as fizeram. São Paulo: Saraiva / Vigília, 2008, p. 242-3.

24	Ver CAMPOS, Pedro Henrique Pedreira. Estranhas catedrais, op. cit., p. 310-311.
25	FERRAZ FILHO, Galeno Tinoco. A transnacionalização da grande engenharia brasileira, op. cit.



13

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

haviam cultivado lucrativas ligações com multinacionais e militares, e pressentiam que, 
com o golpe de 64, sua hora chegara.26

Segundo o relato de Wainer, apenas dois dias após o golpe, um grupo de 
empreiteiros propôs comprar o Última Hora, com o objetivo de ampliar seu po-
der e influência política. Os líderes do grupo eram os donos da Metropolitana, 
provavelmente incentivados por figuras responsáveis pelo golpe e pelo novo 
governo. O então presidente da Metropolitana, Haroldo Poland, era próximo 
do coronel Golbery do Couto e Silva e atuava com ele no Ipes.27 A ligação pos-
terior desses empreiteiros com Andreazza é também assinalada por Wainer.

A passagem aponta ainda os novos intermediários dos empreiteiros com a 
imprensa e o aparelho de Estado após o golpe. Ibrahim Sued, o mensageiro des-
ses empresários, era um dos jornalistas que passou a fazer essa intermediação. 
Outro foi David Nasser, que trabalhou para Assis Chateaubriand nos Diários 
Associados e, segundo Wainer, foi um dos escolhidos para herdar o conglome-
rado. Em uma ditadura com poderoso posicionamento político dos empreitei-
ros, Nasser tentou se utilizar das possibilidades abertas pela nova conjuntura:

Ao ampliar sua influência nos Diários Associados, David passou a usar as armas de 
pressão, da corrupção, eventualmente da chantagem, para fazer fortuna. A partir de 1964, 
tornou-se o principal intermediário entre os empreiteiros e o governo. Empreiteiros com 
alguma soma a receber procuravam David Nasser para que ele apressasse o pagamento. 
Naturalmente, era um trabalho que lhe rendia enormes comissões.28

O relato de Wainer em relação a Nasser indica a importância que o jor-
nalista ligado a Chatô teve na relação com os empresários de obras públicas. 
Nasser era procurado por empreiteiros para tentar facilitar pagamentos e vitó-
rias em concorrências, tendo sido procurado por Marco Paulo Rabello, Murillo 
Mendes (da Mendes Júnior) e outros. O jornalista montou com o advogado Fre-
derico Gomes da Silva uma empresa de “lobby e serviço de relações públicas”.29

Boa parte da grande imprensa escrita brasileira fez oposição ao governo 
Goulart, referindo-se a um suposto perigo comunista e caos administrativo 
no período. A política cambial do governo Jango prejudicava economica-
mente as empresas do setor, ao encarecer a importação do papel de jornal, 

26	WAINER, Samuel. Minha razão de viver, op. cit., p. 262-3.
27	GASPARI, Elio. A ditadura derrotada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 167-79; DREIFUSS, 

René Armand. 1964, op. cit.
28	WAINER, Samuel. Minha razão de viver, op. cit., p. 185.
29	CARVALHO, Luiz Maklouf. Cobras criadas, op. cit., p. 383-486.



14

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

comprado amplamente no exterior naquele período. O Estado de S. Paulo e O 
Globo defendiam posições da UDN, enquanto o Última Hora se alinhava mais 
ao PTB. Às vésperas do golpe, jornais alertaram para um suposto risco de 
“cubanização” do Brasil e o Jornal do Brasil pediu em editorial a intervenção 
armada. Como assinala Alzira Abreu, nos meses anteriores ao golpe, poucos 
foram os jornais que não pediram a intervenção militar.30

O golpe de 1964 teve amplo apoio da grande imprensa do país, com a 
exceção praticamente isolada do Última Hora. Jornais que depois passaram a 
uma postura crítica ao regime, como o Correio da Manhã, defenderam a que-
bra da ordem institucional. Com o prolongamento do regime, o quadro se 
modificou e alguns órgãos de imprensa passaram a – ou tentaram – uma 
atitude crítica ao governo. Houve censura ao longo da ditadura, mas esta foi 
mais vigorosa entre 1968 e 1978, como indica Maria Aparecida Aquino. A 
autora chama a atenção para as diversas formas de censura que foram pro-
cedidas no período, como a avisada e a prévia, que se abateu sobre a revista 
Veja e o jornal O Estado de S. Paulo.31 Porém, quem mais sofreu com a censu-
ra foi a pequena imprensa alternativa e de opinião, que foi amordaçada e 
cerceada. Alguns dirigentes de jornais foram perseguidos, como foi o caso 
de Hélio Fernandes, que comprou a Tribuna da Imprensa de Lacerda e teve o 
jornal atacado nos anos 1970.32

Já outros veículos jornalísticos ampliaram seus poderes a partir de su-
bordinação e apoio à ditadura. Grupos de comunicação cariocas como O 
Globo, da família Marinho, O Dia, de Chagas Freitas, e o Jornal do Brasil, de 
Nascimento Brito, ganharam força com o regime, ampliando sua circulação e 
desenvolvendo atividades além da imprensa escrita, o que potencializou sua 
capacidade de ação e poder político. Incêndios múltiplos e quase simultâne-
os ocorreram em 1969 em quatro emissoras de televisão e foram atribuídos 
a grupos da esquerda “terrorista”. No caso, nenhum grupo da luta armada 
assumiu as ações, mas os “atentados” renderam às empresas de comunicação 
recursos de seguros que serviram para renovação e modernização de seus 
equipamentos.33 Além disso, jornais e revistas como Veja e Manchete faziam 

30	ABREU, Alzira Alves de. A imprensa e a queda do governo de João Goulart. In: BRAGANÇA, 
Aníbal & MOREIRA, Sonia Virgínia (org.). Comunicação, acontecimento e memória. São Paulo: In-
tercom, 2005, p. 13-21.

31	AQUINO, Maria Aparecida. Censura, imprensa, estado autoritário (1968-1978), op. cit.
32	GASPARI, Elio. A ditadura escancarada, op. cit., p. 207-21.
33	Idem, p. 59-67.



15

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

edições especiais sobre grandes projetos de engenharia da ditadura, como 
Transamazônica e Itaipu, em tom de exaltação e apoio.34

Um caso notável – talvez o maior de todos – é o da rede de mídia sob 
controle da família Marinho. O grupo remonta ao jornal O Globo, fundado no 
Rio de Janeiro em 1925 por Irineu Marinho. Tratava-se de um jornal conser-
vador que apoiou a Revolução de 1930, condenou a Intentona Comunista de 
1935, aplaudiu a cassação do PCB em 1947, foi contra a criação da Petrobrás em 
1953 e tinha laços com a UDN e com Carlos Lacerda. Após a criação da Rádio 
Globo, em 1944, o grupo Marinho deu o seu passo mais ousado no período 
Castello Branco, com a criação da Rede Globo de Televisão, em 1965. Após ter 
apoiado firmemente o golpe de 1964, a família Marinho fez sociedade com o 
grupo norte-americano Time Life para a criação da sua rede de TV no Brasil. 
A associação era ilegal, já que previa a participação de capital estrangeiro 
em uma rede de televisão no Brasil, algo proibido na Constituição. Mesmo 
sendo alvo de CPI, o grupo Globo foi apoiado pela ditadura, que defendeu 
a operação e proporcionou a possibilidade de difusão nacional do sinal da 
Rede Globo com suporte da política oficial de comunicações do regime.35 O 
jornalismo da Rede Globo era amplamente favorável à ditadura e é famosa 
a frase do ditador Médici a respeito do Jornal Nacional, criado em 1969:

Sinto-me feliz, todas as noites, quando ligo a televisão para assistir ao jornal [Nacional]. 
Enquanto as notícias dão conta de greves, agitações, atentados e conflitos em várias 
partes do mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao desenvolvimento. É como se eu 
tomasse um tranquilizante após um dia de trabalho.36

Ao final da ditadura, a Rede Globo e as organizações no ramo das co-
municações e em outros setores econômicos sob controle da família Mari-
nho tomaram um vulto colossal. O controlador do grupo, Roberto Marinho, 
tornou-se uma das figuras políticas mais poderosas em meio ao processo de 
transição política e no novo regime inaugurado com a Constituição de 1988.

34	RAUTENBERG, Édina. A revista Veja e as empresas de construção civil durante a ditadura 
civil-militar, op. cit., p. 165-206; GASPARI, Elio. A ditadura derrotada, op. cit., p. 197-213.

35	ARÊAS, João Braga. Os Marinho: o monopólio brasileiro do setor de comunicação. In: CAM-
POS, Pedro Henrique Pedreira & BRANDÃO, Rafael Vaz da Motta (org.). Os donos do capital: a 
trajetória das principais famílias empresariais do capitalismo brasileiro. Rio de Janeiro: Autografia, 2017, 
p. 196-226. Ver também ARÊAS, João Braga. As batalhas de O Globo: ditadura militar, Lula x Collor, 
privatizações e a vitória do PT em 2002. Curitiba: Prismas, 2015.

36	Apud ARÊAS, João Braga. Os Marinho: o monopólio brasileiro do setor de comunicação, op. cit., p. 210.



16

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

Outros grupos jornalísticos foram amplamente favorecidos pelo regime 
e atuaram em estreita parceria com o Estado autoritário. Um caso emblemá-
tico disso é o grupo Folha, sob controle da família Frias, que atuou de diver-
sas formas em franco apoio ao regime como, por exemplo, colaborando com 
a Operação Bandeirantes. A Oban era a ação de repressão aos integrantes da 
resistência armada à ditadura no estado de São Paulo. A iniciativa foi condu-
zida a partir de uma comissão geral de inquéritos policiais-militares (IPM), 
proposta durante o governo Costa e Silva pelo ministro da Guerra, general 
Jayme Portella. A operação foi criada para centralizar o sistema de segurança, 
subordinado ao presidente da República, em julho de 1969. Seu orçamento, 
no entanto, era bancado por contribuições privadas e Luiz Macedo Quental, 
ligado a empreiteiras e à Light, pedia contribuições dos empresários pau-
listas. Na Fiesp, o ministro Antônio Delfim Netto fez o mesmo e conseguiu 
contribuições de empresas nacionais como Camargo Corrêa, Folha de S. Paulo, 
o grupo Ultra e, principalmente, firmas internacionais como Nestlé, General 
Eletric, Mercedes-Benz, Siemens e outros. A Oban usava métodos como a pri-
são, tortura e o assassinato dos integrantes da esquerda armada brasileira.37

Porém, ao longo da ditadura, nem todos os jornais serviam de suporte 
ao regime, sendo um exemplo o jornal carioca de Niomar Moniz Bittencourt:

Ao nível da imprensa, o centro da oposição estava localizado no Correio da Manhã, de 
onde surgiram os excelentes artigos condenando o governo. Antônio Callado, Oto 
Maria Carpeaux, Carlos Heitor Cony, Marcio Moreira Alves e Hermano Alves eram 
alguns dos autores da crítica à ditadura. Os jornais chegavam às bancas e praticamente 
se esgotavam. Se a venda avulsa desse lucro, o Correio da Manhã daquela época teria 
prosperado rapidamente. A política de Castelo, que acabou culminando com a edição 
do AI-2, após a vitória da oposição em Minas e Rio, era dissecada impiedosamente. (...) 
O Correio da Manhã foi asfixiado pelo corte de propaganda. Só com a venda avulsa não 
dava para aguentar.38

O relato do jornalista Fernando Gabeira indica como o governo pres-
sionava empresários para não financiar um organismo de imprensa que não 
era bem visto pelo governo. 

37	BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Cartéis e desnacionalização: a experiência brasileira, 1964-1974. Rio 
de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975; GASPARI, Elio. A Operação Bandeirante, Oban. In: A 
ditadura escancarada, op. cit., p. 59-67; MELO, Jorge José. Boilesen, um empresário da ditadura: a questão 
do apoio do empresariado paulista à Oban/Operação Bandeirantes, 1969-1971. Dissertação de mestrado 
em História, UFF, Niterói, 2012.

38	GABEIRA, Fernando. O que é isso, companheiro? 26ª edição. Rio de Janeiro: Codecri, 1981, p. 30.



17

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

O jornal fundado em 1909 por Edmundo Bittencourt era um dos mais tra-
dicionais da imprensa do Rio e, com a morte de seu fundador, sua administra-
ção passou para a viúva Niomar Bittencourt. Esta foi duramente pressionada 
pela repressão estatal para ceder em seu ímpeto opositor nos primeiros anos 
da ditadura. Após ficar encurralada, inclusive com a prisão do editor após o 
AI-5,39 Bittencourt aceitou proposta de arrendamento do jornal para um grupo 
de empreiteiros. Segundo Wainer, o projeto dos empresários era o seguinte:

O grupo de empreiteiros que arrendara o Correio da Manhã, liderado por Maurício Alen-
car, estava agora interessado em comprar o Última Hora, uma ideia que lhe permitiria 
consumar um plano diabólico. A ideia desses empreiteiros era esvaziar progressivamente 
o Correio da Manhã, cuja tiragem caía dia a dia, transferindo para outro jornal, no caso 
a Última Hora, todos os contratos que parecessem lucrativos.40

O Correio da Manhã passou a ser controlado em 1969 por Maurício Alencar 
e Frederico Gomes da Silva, que lideravam o grupo de empreiteiros interes-
sados no jornal. Niomar Bittencourt preferiu entregar o periódico para esses 
empresários a fazê-lo para a família Frias, da Folha de S. Paulo, que também 
fez proposta. Segundo Jefferson Andrade, a intenção dos dois empreiteiros 
ao arrendar o jornal era criar um veículo para defender a candidatura do 
ministro dos Transportes Mário David Andreazza à presidência na sucessão 
de Costa e Silva. O derrame do ditador Costa e Silva frustrou o plano dos 
empresários, fazendo com que eles forçassem sua decadência.41

Antes disso, porém, já a partir de setembro de 1969, as modificações 
foram visíveis no diário. Até então, o jornal fazia reportagens sobre os pri-
sioneiros liberados com o sequestro do embaixador norte-americano, inclu-
sive com entrevistas, além de notícias sobre a perseguição a Niomar Sodré, 
com notas duras sobre as medidas autoritárias do regime. Após a aquisição 
pelos empreiteiros, o jornal passou a órgão de comunicação que mais se 
assemelhava a um canal oficial de divulgação do governo e dos interesses 
empresariais dos construtores de obras públicas. No dia da saída de Bitten-
court, 11 de setembro, veio propaganda do Clube de Engenharia no jornal42 
e, dois dias depois, notícia sobre a construção do elevado Paulo de Frontin e 

39	STEPAN, Alfred. Os militares na política: as mudanças de padrões na vida brasileira. Rio de Janeiro: 
Artenova, 1975 [1971], p. 157-65.

40	WAINER, Samuel. Minha razão de viver, op. cit., p. 279.
41	ANDRADE, Jefferson Ribeiro de. Um jornal assassino, op. cit., p. 231-2.
42	 O Correio da Manhã, 11 de setembro de 1969.



18

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

sobre as ações do ministro dos Transportes, com a reportagem “Andreazza 
vê crime de lesa-pátria na ação antigoverno”.43 Os novos controladores pare-
ciam sinalizar as mudanças no corte editorial do periódico e os empreiteiros 
se beneficiaram de um veículo com ampla circulação, cadernos populares, 
como Esportes, e colunistas do porte de Carlos Drummond de Andrade. Já 
na edição de 14 de setembro, os nomes dos novos donos apareceram na capa 
do jornal e a nota “Definição” explicava sua reorientação:

Acentua-se, no mundo de hoje, a responsabilidade social dos empresários. Eles não têm 
somente responsabilidades econômicas e legais, limitadas ao âmbito restrito das empre-
sas que gerem ou administram. Têm, também, responsabilidades para com a sociedade, 
devendo ter interesse no bem-estar da comunidade, do mundo social que está à sua volta.
Cônscios dessas obrigações, resolvemos assumir a direção do CORREIO DA MANHÃ, 
levados pela convicção de que seu parque industrial está integrado na economia do 
estado da Guanabara, e seu perecimento, acarretando o desemprego dos seus operários, 
levaria ao desamparo de cerca de 600 famílias. Acreditamos que, através de métodos 
e técnicas de administração racional, será possível ter pleno rendimento de seu equi-
pamento, que vinha trabalhando em condições de baixa produtividade e com grande 
capacidade ociosa. (...)
Compreendemos o papel desempenhado pelas Forças Armadas na vida brasileira. Temos 
fé em suas convicções democráticas. Conhecemos e admiramos a valiosa cooperação 
de seus quadros técnicos no desenvolvimento nacional.
Temos certeza que chamadas a intervir no processo político em horas de crise, elas 
não o fazem animadas de outro propósito senão o de assegurar a garantia da ordem 
interna, absolutamente necessária ao desenvolvimento global da Nação e ao exercício 
da vivência democrática.
Como tal comportamento se coaduna com os nossos princípios aqui já enunciados, 
desnecessário será afirmar o nosso propósito de colaboração com as Forças Armadas, 
visando a melhor solução para a crise brasileira, a restauração da normalidade demo-
crática e a plena garantia da paz e ordem internas.44

Vê-se no trecho como os empreiteiros usaram a justificativa da respon-
sabilidade social para tomar a direção do jornal, escondendo o interesse de 
difundir suas concepções de mundo e defender a candidatura de Andreazza 
à presidência. Mostraram ainda estar afinados com o projeto da ditadura e o 
discurso oficial do papel dos militares na sua intervenção política de então.

43	O Correio da Manhã, 13 de setembro de 1969.
44	O Correio da Manhã, 14 de setembro de 1969.



19

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

A partir daquele momento, seriam comuns reportagens sobre as obras 
do metrô, da usina de ilha Solteira e da nova catedral do Rio, além de infor-
mes sobre as atividades da Associação de Diplomados na Escola Superior de 
Guerra – Adesg e da Sociedade dos Engenheiros da Guanabara. A sua ten-
dência, no entanto, era a decadência e o periódico deixou de circular cinco 
anos depois, em 1974.45

Já o Última Hora ficou em situação também difícil com o AI-5. Após 
resistência de Wainer em vendê-lo, nova proposta dos empreiteiros levou o 
dono do diário a cedê-lo em 1972 para Maurício Alencar e seus colegas por 
US$ 1,5 milhão, divididos em 36 parcelas mensais. Antes disso, Wainer havia 
vendido o Última Hora paulista para a Folha de S. Paulo, de Otávio Frias, que 
lhe afirmou que a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp 
ficara muito feliz com a operação.46

O controle dos dois jornais cariocas pelos empreiteiros consolidava o 
poder desses empresários, fornecendo-lhes instrumento para influir sobre 
outros segmentos sociais e atuar junto a cargos e posições no aparelho estatal. 
Os dois periódicos ganharam foco novo em sua orientação editorial, tornan-
do-se porta-vozes das firmas de construção pesada. Seus anseios, projetos 
e ideias estavam presentes nas páginas dos jornais. Exemplo disso ocorreu 
em 26 de junho de 1972, quando o editorial do Correio da Manhã defendeu a 
prorrogação do mandato presidencial de Médici por um ano, com a justifica-
tiva de que seu fim deveria coincidir com o período dos governos estaduais. 
Segundo documentos de Geisel aos quais Elio Gaspari teve acesso, o então 
presidente da Petrobrás viu naquele gesto o dedo do ministro Andreazza.47

O Correio da Manhã circulou com tiragem decrescente até 1974 e o Última 
Hora foi editado ainda por mais um tempo. A Metropolitana, dos irmãos 
Alencar, foi à falência no final de 1974, após sofrer com atrasos de pagamen-
tos de órgãos governamentais e ter os canais de financiamento para suas 
dívidas vetados pelos bancos. A revista O Empreiteiro explica o fechamento 
da construtora carioca pelos atrasos governamentais e má gestão, citando o 
arrendamento do Correio da Manhã.48 No entanto, os indícios apontam que o 
motivo que levou a empreiteira à falência tem relação com a transição po-

45	FERREIRA, Marieta de Moraes & MESQUITA, Claudia. Os anos JK..., op. cit., p. 329-368.
46	WAINER, Samuel. Minha razão de viver, op. cit., p. 280-1.
47	GASPARI, Elio. A ditadura derrotada, op. cit., p. 206.
48	Revista O Empreiteiro, no 84, janeiro de 1975.



20

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

lítica entre as gestões Médici e Geisel e os conflitos políticos assumidos por 
Maurício Alencar nessa passagem entre os dois governos.

Não pretendíamos neste artigo ter realizado um balanço completo da 
trajetória dos veículos de comunicação no Brasil antes e depois da ditadu-
ra, mas apontar os interesses e influência dos empreiteiros nos veículos de 
imprensa no período. A forma de atuação das empresas do setor passou 
de ações pontuais e pagamentos para serviços específicos antes do regime 
para o controle de empresas de comunicação após o golpe. O reposiciona-
mento político dos empresários da construção após 1964 permitiu que eles 
estabelecessem formas mais poderosas de influência política. Mais do que 
isso, a ação articulada de construtoras para controlar dois jornais de ampla 
circulação nacional demonstra nova escala do nível de organização e ação 
política desses empresários, mostrando que a coesão entre eles se fortalecia, 
tanto no âmbito das relações entre si como na comunhão de ideias que os 
uniam. Assim, esses jornais expressavam a visão comum que esses emprei-
teiros tinham sobre temas e aspectos da vida nacional. Os empreiteiros, já 
organizados em um partido próprio desde 1959, o Sinicon, agora tinham um 
canal para exposição de seus valores, concepções de mundo, projetos e de-
mandas. O sindicato parece ter sido espaço para articulação e decisão para 
a ação dos empreiteiros na imprensa, encontrando-se ali os empresários 
que tomaram o Correio da Manhã e o Última Hora. O partido dos empreiteiros 
se tornava ainda mais complexo e poderoso, já que contava agora com dois 
diários nacionais e dispunha também de um especial representante direto 
no aparelho de Estado, o ministro Mário Andreazza. Este, após exercer por 
sete anos o cargo de ministro dos Transportes, durante as gestões Costa e 
Silva e Médici, voltou ao governo no período Figueiredo, como titular da 
pasta do Interior. Em 1984, Andreazza foi pré-candidato à presidência da 
República pelo PDS, sendo derrotado nas prévias do partido pela chapa en-
cabeçada por Paulo Maluf. Alguns aliados seus e outros descontentes com 
a candidatura de Maluf formaram a Frente Liberal, que apoiava a chapa de 
Tancredo Neves e que depois fundou o PFL, atual Democratas (DEM). Apesar 
da origem vinculada ao principal líder dos empreiteiros durante o regime, a 
ideologia conservadora e a presença de remanescentes da ditadura em seu 
seio, o DEM não constitui hoje a única sigla política de atuação do partido 
dos empreiteiros. Pelo contrário, as doações de campanha legais e ilegais e as 
revelações recentes sobre propinas indicam como a atuação do partido dos 
empreiteiros se dá junto a variadas siglas políticas. E também continua bem 
forte junto à imprensa até os dias atuais.



21

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

Referências bibliográficas

Fontes primárias

CLUBE DE ENGENHARIA. Luta pela engenharia brasileira. Rio de Janeiro: Clube de 
Engenharia, 1967. 

Correio da Manhã.
GABEIRA, Fernando. O que é isso, companheiro? 26ª edição. Rio de Janeiro: Codecri, 1981.
Informe Sinicon. Informe do Sindicato Nacional da Construção Pesada (Sinicon).
INSTITUTO DE ENGENHARIA. Engenharia no Brasil: 90 anos do Instituto de Engenharia, 

1916-2006. São Paulo: Instituto de Engenharia, 2007.
QUINTELLA, Wilson. Memórias do Brasil grande: a história das maiores obras do país e dos 

homens que as fizeram. São Paulo: Saraiva / Vigília, 2008.
Revista O Empreiteiro.
ROTSTEIN, Jaime. Em defesa da engenharia brasileira. Rio de Janeiro: Clube de Enge-

nharia, 1966.
WAINER, Samuel. Minha razão de viver: memórias de um repórter. 10ª edição. Rio de 

Janeiro: Record, 1988 [1987].

Fontes secundárias

ABREU, Alzira Alves de. A imprensa e a queda do governo de João Goulart. In: 
BRAGANÇA, Aníbal & MOREIRA, Sonia Virgínia (org.). Comunicação, acontecimento 
e memória. São Paulo: Intercom, 2005, p. 13-21.

ANDRADE, Jefferson Ribeiro de. Um jornal assassino: a última batalha do Correio da 
Manhã. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.

AQUINO, Maria Aparecida de. Censura, imprensa, Estado autoritário: 1968-1978. Bauru: 
Edusc, 1999.

AREAS, João Braga. As batalhas de O Globo: ditadura militar, Lula x Collor, privatizações 
e a vitória do PT em 2002. Curitiba: Prismas, 2015.

__________. Os Marinho: o monopólio brasileiro do setor de comunicação. In: 
CAMPOS, Pedro Henrique Pedreira & BRANDÃO, Rafael Vaz da Motta (org.). 
Os donos do capital: a trajetória das principais famílias empresariais do capitalismo brasileiro. 
Rio de Janeiro: Autografia, 2017, p. 196-226.

BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Cartéis e desnacionalização: a experiência brasileira, 1964-
1974. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

CAMPOS, Pedro Henrique Pedreira. Estranhas catedrais: as empreiteiras brasileiras e a 
ditadura civil-militar, 1964-1988. Niterói: Eduf, 2014.

. Um projeto de hegemonia em plena ditadura: o Clube de Enge-
nharia e a campanha em defesa da engenharia brasileira (1964-1967). In: COR-
RÊA, Maria Letícia & PAULA, Dilma Andrade de (org.). Intelectuais e desenvolvimen-
to: perspectivas da pesquisa em história. Rio de Janeiro: Contracapa, 2015, p. 203-231.



22

Pedro Henrique Pedreira Campos
Empreiteiros e imprensa: a atuação dos empresários da construção pesada junto aos 
veículos de comunicação antes e durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1988)

rev. hist. (São Paulo), n.177, a01717, 2018
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2018.128512

CARVALHO, Luiz Maklouf. Cobras criadas: David Nasser e O Cruzeiro. 2ª edição. São 
Paulo: EdSenac-SP, 2001.

CEZAR JÚNIOR, Gervásio. Revista Visão e Abdib: entre abalos e diferenças, as 
críticas ao II PND e a sustentação do projeto burguês. In: SILVA, Carla Lucia-
na & RAUTEMBERG, Édina (org.). História e imprensa: estudos de hegemonia. Porto 
Alegre: FCM, 2014, p. 243-286.

FERRAZ FILHO, Galeno Tinoco. A transnacionalização da grande engenharia brasileira. 
Dissertação de mestrado em Economia, Unicamp, Campinas, 1981.

FERREIRA, Marieta de Moraes  & MESQUITA, Claudia. Os anos JK no acervo da 
Biblioteca Nacional. In: BIBLIOTECA NACIONAL. Brasiliana da Biblioteca Nacional: 
guia de fontes sobre o Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional / Nova 
Fronteira, 2001, p. 329-368.

FICO, Carlos. O grande irmão: da Operação Brother Sam aos anos de chumbo; o governo dos 
Estados Unidos e a ditadura militar brasileira. 2ª edição. Rio de Janeiro: Civilização 
Brasileira, 2008 [2008].

GASPARI, Elio. A ditadura derrotada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
__________. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
MELO, Jorge José. Boilesen, um empresário da ditadura: a questão do apoio do empresariado 

paulista à Oban/Operação Bandeirantes, 1969-1971. Dissertação de mestrado em 
História, UFF, Niterói, 2012.

RAUTENBERG, Édina. A revista Veja e as empresas de construção civil durante a 
ditadura civil-militar. In: SILVA, Carla Luciana & RAUTEMBERG, Édina (org.). 
História e imprensa: estudos de hegemonia. Porto Alegre: FCM, 2014, p. 165-206.

ROUCHOU, Joëlle. Samuel: duas vozes de Wainer. 3ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Uni-
verCidade, 2004.

STEPAN, Alfred. Os militares na política: as mudanças de padrões na vida brasileira. Rio de 
Janeiro: Artenova, 1975 [1971].

Recebido: 17/03/2017 – Aprovado: 12/12/2017


